Garopaba terá um fim de semana movimentado com eventos que mostram um pouco das características da cultura do local, onde a pesca, o surf e a devoção fazem parte do cotidiano da comunidade. A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes inicia nesta quinta-feira, 2 de fevereiro. No fim de semana, tem Corrida de Pescador e Art Surf Music Festival.
Duas procissões - pela Praia, no sábado à noite, e Marítima, no domingo à tarde –, missas festivas e uma celebração no centro histórico da cidade fazem parte das atrações da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, em Garopaba. A tradição da festa teve início em 1921, na época da fundação da Irmandade de Nossa Senhora dos Navegantes. O evento costumava ser realizado no período da pesca da tainha. Os pescadores iam ao mar e depois de vender o peixe doavam o dinheiro para a realização do festejo. Com o passar dos anos, a festa passou a ser realizada com doações da comunidade e o apoio do poder público, sem abrir mão da participação dos pescadores e sua devoção a Nossa Senhora.
Já a Corrida de Pescador, que atrai participantes de diversas praias de litoral catarinense, foi criada para valorizar o trabalho do pescador artesanal. Durante a competição, eles simulam o lanço de tainha utilizando as tradicionais canoas de um pau só, que costumam ser usadas entre os meses de maio e junho na captura do peixe. Para participar, a equipe de pescadores precisa ter uma canoa de um pau só, com seis tripulantes: um patrão, um "chumbereiro" e quatro "remeiros", além de dois estivadores em terra. Na competição de caícos, outra modalidade da prova, é utilizado apenas um barco de madeira de dimensões menores , com apenas um remeiro, também usado no dia a dia do pescador, auxiliando no transporte da tripulação até a embarcação maior e na pesca com tarrafa. Nas duas competições, os participantes buscam o título de canoa mais veloz da região. A Corrida também faz parte das festividades de Nossa Senhora de Navegantes.
Além da fé, devoção e cultura da pesca artesanal, Garopaba possui algumas das melhores praias para surf do País, fazendo do esporte uma tradição local. Para reverenciar a cultura do surf, neste fim de semana, a cidade sedia o Art Surf Music Festival com diversas atrações como os shows do músico britânico Samuel J, que recentemente abriu o show de Ben Harper; de Teco Padaratz e banda e de Kinho Surf Roots, além dos DJs A.G.O. e Dyogo Silva, que animam a festa Summer Party Beach Culture, no sábado à noite, no Café Mormaii Beach Club.
O Art Surf Music acontece durante todo o final de semana e terá também exposições do fotógrafo Paulo Armando e da artista plástica Mara Moraes; e fotos e vídeos de Israel Severo. No Espaço Shaper, o artista Johnny B Good vai fazer uma prancha, que será customizada pelos artistas do evento e sorteada ao público no domingo. No Espaço Surf Kids, destinado a garotada que gosta de surf, a Turma do Prancha, que procura aproximar as crianças de práticas que valorizam o respeito à natureza, associando cuidados com o meio ambiente ao esporte, trará divertidas brincadeiras. No sábado, durante todo o dia, o DJ A.G.O. anima o evento e, no domingo, haverá shows com Marcondes e A Função e da banda Seu Bené.
Todas as atrações e eventos integram a programação da segunda edição do projeto Garopaba Sem Stress, promovido pela Prefeitura Municipal de Garopaba, que até o final do mês de março realiza competições esportivas, apresentações culturais, atrações musicais e recreação nas praias, sempre aos finais de semana.
O Garopaba Sem Stress é apresentado pela Skol, e conta com o patrocínio do Farol Shopping, Postos Ipiranga, Supermercado Silveira e Garopaba Mar Hotel, além do apoio da Personal Glass, Arena Ferrugem e Morada Prainha. A realização é da Prefeitura Municipal e a promoção é da Rádio Atlântida.
Serviço:
Festa de Nossa Senhora dos Navegantes
Missas
Quando: de quinta-feira (2) a domingo (5), na Igreja Nova ( Praça Governador Ivo Silveira).
Procissão pela Praia
Quando: Sábado (4), às 20 horas
Onde: Praia Central de Garopaba
Procissão Marítima
Quando: Domingo (5), às 16 horas
Onde: Praia Central de Garopaba
Celebração
Quando: Domingo (5), às 17 horas
Local: Praça 21 de Abril, no Centro Histórico
Corrida de Pescador
Competição com Caícos a Remo
Quando: Eliminatória, sábado (4), às 14 horas. Final, domingo pela manhã.
Onde: Arena Esportiva - Praia Central de Garopaba
Competição com Canoas de um Pau Só
Quando: Eliminatória, domingo (5), às 8 horas. Final, domingo pela manhã.
Onde: Arena Esportiva - Praia Central de Garopaba
Inscrições gratuitas a partir desta quarta-feira (1/2) na Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura de Garopaba (Rua Aderbal Ramos da Silva nº 229 – Centro Histórico de Garopaba), das 13h às 18h. Fone: (48) 3254-8173.
Art Surf Music Festival
Quando: Sábado (4) e domingo (5)
Onde: Café Mormaii Beach Club - Garopaba - SC
Horário: Das 9h às 19h
Atrações: Espaço Shaper, Espaço Surf Kids, exposições do fotógrafo Paulo Armando e da artista plástica Mara Moraes; e fotos e vídeos de Israel Severo
Entrada franca